A Fundação Cultural do Pará adquiriu óculos inteligentes, uma tecnologia inclusiva que permite às pessoas com deficiência visual acessar textos impressos e digitais. A entrega ocorreu em uma cerimônia no Cine Líbero Luxardo, na última quinta-feira (27), e os três dispositivos foram destinados ao Espaço Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, sua aquisição foi feita via emenda parlamentar e beneficiará aproximadamente 300 mil pessoas.
Guilherme Relvas, presidente da FCP, comentou sobre essa nova aquisição: “Estamos falando do espaço público cultural mais visitado da região Norte. Portanto, é uma grande responsabilidade que essa instituição tem. Aqui atendemos públicos diversos, com demandas de informações variadas. Entre esses públicos, temos pessoas cegas e com baixa visão. Historicamente, temos o que chamamos de biblioteca Braille, mas agora ela se torna ainda mais acessível com esse equipamento que recebemos.”
Os óculos inteligentes OrCam MyEye possuem uma câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário. Eles fotografam, escaneiam e transformam textos em áudio. Além disso, a ferramenta é capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol. Embora ainda não estejam disponíveis para uso, os técnicos da biblioteca passarão por treinamento para operá-los. A Fundação também administrará mais duas unidades desses óculos, que serão instaladas em duas UsiPaz do Governo do Estado.
Fonte : Sem Censura Pará, 2022.