Nesta quarta-feira (18/10/2023), a Fundação Cultural do Pará (FCP) realizou a entrega de 9,2 mil livros na região do Guajará como parte de um projeto ambicioso de descentralização cultural. A iniciativa visa levar um acervo bibliográfico diversificado para as 12 regiões de integração do Estado do Pará, beneficiando bibliotecas públicas municipais, escolares, prisionais e hospitalares da rede pública.
Ao longo do ano, a FCP planeja distribuir cerca de 200 mil livros em diversos municípios paraenses. No evento de hoje, foram entregues 5,6 mil livros para o município de Santa Bárbara do Pará, destinados a 12 escolas municipais, uma estadual e uma biblioteca municipal. Já Marituba recebeu 3,6 mil exemplares, contemplando oito escolas municipais e uma biblioteca.
Durante a cerimônia de entrega em Marituba, o presidente da FCP, Thiago Miranda, destacou a importância do programa "Leitura por Todo o Pará": "Incentivar projetos culturais é a garantia de direito à cidadania, à democratização da arte e à cultura. Com base nessas diretrizes, a FCP assume o compromisso de garantir o acesso à leitura e a literatura por meio dos editais e programas estaduais".
O programa "Leitura por Todo o Pará" visa fomentar a leitura em todo o estado, ampliando o acervo bibliográfico e promovendo a literatura infantil paraense. Além disso, busca fortalecer o conhecimento com obras locais, qualificar escritores e demais agentes culturais. Dois editais compõem o programa: "Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura" e "Cessão de Obras de Autores Paraenses".
O edital "Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura" tem como objetivo reconhecer e estimular iniciativas culturais desenvolvidas por pessoas físicas em comunidades paraenses, contribuindo para a sustentabilidade econômica dos profissionais envolvidos nesse setor.
“Trabalhamos também a parte de fomento à leitura e, assim, aumentamos o valor simbólico da leitura para a nossa população. Trabalhamos a economia do livro que tem todo um trabalho técnico que a Fundação se propõe a fazer junto com o quadro técnico do município. Hoje, celebramos a entrega desses volumes que são um investimento relevante, de editores paraenses. Estamos aqui com esse sentimento de trabalho colaborativo, de mostrar que o Estado está presente, de mostrar que a Fundação tem um trabalho importante e que estamos disponíveis para trabalhar junto com vocês.”, informou Guilherme Relvas, diretor administrativo da Fundação Cultural, que também participou das entregas.
Fonte: Agência Pará